terça-feira, 1 de setembro de 2015

Make e cuidados para pele Albina



                 Ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas, a exposição ao sol - para quem tem albinismo - não é sinônimo de cor bronzeada, bonita e saudável. Por não produzir melanina, pigmento responsável por dar cor à pele e protegê-la do sol, o albino se queima facilmente e corre mais riscos de desenvolver diferentes tipos de câncer de pele, como o melanoma maligno e o carcinoma, além de problemas oftalmológicos. 

O que fazer 


A proteção contra a radiação ultravioleta é primordial para evitar o surgimento precoce do câncer de pele. Entre os principais cuidados a serem tomados estão o uso constante de protetor solar e de óculos escuros com proteção para evitar complicações oftálmicas, recomenda Carla Bortoloto, dermatologista clínica e cirúrgica do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP) e professora da Fundação Pele Saudável. 

Além disso, é recomendável também a utilização de acessórios como chapéus com abas, sombrinhas, roupas de tecido com trama bem fechada e visitas periódicas ao oftalmologista e ao dermatologista. 

Crianças albinas 
Por pertencerem a uma faixa etária em que dificilmente há uma real dimensão dos riscos à saúde, as crianças albinas precisam de cuidados ainda mais especiais do que os adultos. 

"Elas não podem, de forma alguma, ficar expostas ao sol forte. Por isso, além da reposição do bloqueador solar a cada duas horas, recomenda-se inverter o horário das atividades ao ar livre para o período da noite", indica Vania Carolina Piccinini Silva, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Albinismo, o que é? 
Ao contrário do que muita gente pensa, o albinismo não se trata de uma deficiência, mas de uma alteração genética, caracterizada pela ausência total ou parcial da melanina. Devido a essa falta de produção de pigmentos, os albinos ficam com a pele clara, os cabelos loiros ou brancos e os olhos de coloração azul-claro e rosado. 

Todo casal, de qualquer cor, sexo ou idade, desde que seja portador do gene do albinismo, pode ter filhos albinos. "Essa alteração está presente em um para cada 20 mil nascidos vivos. A doença aparece desde o nascimento, mas não diminui, de forma alguma, a expectativa de vida do portador", explica Carla. 
           

 Então, como maquiar a pele albina? Faça testes antes.
 O uso de maquiagem é restrito, tem que ser maquiagem própria e hipoalergênica. Há pessoas que tem alergia há quase tudo. Por isto, muito cuidado ao uso das maquiagens.

A pele albina em geral tem uma cor puxada para o rosa. Então para que a  maquiagem  fique com
a cor mais natural e diminua  um pouco o efeito rosado, deve-se usar corretivo verde, porém claro. 
Nesta foto acima...vemos uma modelo com um batom que ficou muito bem nela. De tom vinho.Foi usado gloss, que deixou um efeito de boca com mais volume. Esta maquiagem foi bem clarinha, com o blush de cor pêssego, para deixar um aspecto mais saudável.
Um truque muito importante é que se a pele for mais puxada para a cor amarelada, o que acontece com algumas pessoas. Use cores rosáceas para quebrar o amarelado. E se a pele for mais puxada para a cor rosada, o que é mais comum na pele albina. Use diversos tons de sombras amareladas, que ajudará a matizar o efeito rosado. 

         

Um comentário:

  1. Lady Cat eu achei um assunto muito interessante e pouco falado... Parabéns por abordar esse assunto, adorei seu Post está tudo bem explicado e os cuidados... e principalmente as dicas...
    sucesso amiga ♥

    ResponderExcluir